quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Perspectiva antropológica


Antropologia é o estudo da humanidade em todo tempo e lugar.



Naturalmente, muitas outras disciplinas preocupam-se de uma forma ou de outra com o ser humano. Por exemplo,

a anatomia e a fisiologia estudam o homem como organismo biológico.
as ciências sociais estudam as relações humanas
a área de humanidades examina as realizações artísticas e filosóficas.

Perspectiva holística

A antropologia se distingue porque focaliza a interconexão e a interdependência de todos os aspectos da experiência humana em todo lugar, no presente e no passado remoto, muito antes do surgimento da escrita.

Essa perspectiva holística, única e ampla, permite que o antropólogo se concentre nesse aspecto, difícil de definir ou descrever, chamado natureza humana.

A perspectiva holística também ajuda o antropólogo a ter consciência profunda do impacto que seus próprios valores (concepções) culturais podem causar na pesquisa. Como diz o ditado,

"as pessoas enxergam aquilo em que acreditam, não o que está diante dos olhos".

Ao manter a consciência crítica com relação às próprias suposições sobre a natureza humana - verificar várias vezes se as próprias crenças e ações estão influenciando a pesquisa -, o antropólogo se empenha em obter conhecimento objetivo sobre as pessoas.

Tendo isso em mente, ele procura evitar as armadilhas do etnocentrismo, a crença de que a própria cultura é a única forma adequada de viver.

Portanto, o antropólogo contribui muito para o entendimento da diversidade do pensamento, da biologia e do comportamento humano, assim como para o entendimento de muitas coisas que os seres humanos têm em comum.

Perspectiva evolutiva intercultural

Enquanto outras ciências sociais predominantemente se concentram nos povos contemporâneos que vivem nas sociedades da América do Norte e da Europa Ocidental, o antropólogo tradicionalmente olha os povos e culturas não ocidentais e de outras regiões do mundo.

O antropólogo entende que, para avaliar inteiramente a complexidade das idéias, do comportamento e da biologia, todo ser humano, de qualquer tempo e lugar, deve ser estudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário