Toda sociedade possui regras e costumes relacionados a relações sexuais, casamento, residência, estrutura familiar e criação dos filhos. Essas construções culturais são importantes para estabelecer e manter alianças sociais e a continuidade que ajudam a garantir o bem-estar geral da sociedade. Uma cerimônia de matrimônio não marca apenas o casamento entre indivíduos de famílias diferentes, mas também cria uma ligação entre os parentes das duas famílias.
Como em muitos países, no Japão, o casamento representa uma mistura de estilos japoneses tradicionais e ocidentais contemporâneos.
De acordo com a antiga tradição xintoísta, os noivos posam com os parentes próximos e pessoas mais velhas que servem como intermediários na cerimônia.
O noivo utiliza um quimono preto e hakama cinza, calças tradicionais que protegiam as pernas dos guerreiros montados em cavalos.
A noiva veste capuz branco, que simbolicamente esconde da sua sogra os "chifres do ciúme", pois esta terá autoridade sobre ela na família de que passa a fazer parte. O branco do quimono simboliza a pureza. Outras mulheres da família da noiva usam preto.
O templo sagrado de Meiji, em Tóquio, é o local favorito para cerimônias de casamento, dedicado aos espíritos divinos do imperador e de sua esposa.
Após a cerimônia xintoísta, o sacerdote purifica o casal que, acompanhado dos seus parentes mais próximos, toma saquê, bebida feita de arroz fermentado, simbolizando o vínculo entre as famílias.
Documentário: O Casamento (Historicizando as estruturas sociais)
Os hábitos de matrimônio também variam muito entre as culturas: a escolha do cônjuge, os rituais de casamento, os códigos de matrimônio e as regras (ou proibição) do divórcio.
Em algumas, o matrimônio é um evento privado, do qual participam apenas os noivos, os parentes mais próximos e uma autoridade política ou espiritual que confirma de modo formal o ritual de união. Em outras, pode envolver todos os membros da comunidade e, às vezes, pessoas de comunidades vizinhas.
Quando acontece o matrimônio de líderes de alta posição ou pessoas famosas, o evento pode se transformar em um espetáculo público com milhares de convidados e milhões de pessoas que o acompanham pela televisão ou pela internet.
Privado ou público, sagrado ou secular, o matrimônio revela, confirma e ressalta ideias e valores importantes de uma cultura. rico em simbologia, geralmente apresenta rituais litúrgicos específicos, vestimentas, posturas e gestos, comida e bebida, música e danças predeterminadas, tudo transmitido de geração para geração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário