sábado, 28 de fevereiro de 2015

A classificação dos seres vivos - Lineu e o Sistema da Natureza


Carl Lineu elaborou o Sistema da Natureza, no século XVIII, para classificar a diversidade dos seres vivos coletados em todas as partes do mundo durante as viagens marítimas e levados para a Europa. O compêndio por ele elaborado refletia o novo entendimento sobre a vida na Terra e a posição da humanidade entre os animais.


Lineu observou a semelhança entre humanos, macacos e grandes símios e os classificou como primatas. Os primatas não são os primeiros animais da Terra, nem os melhores, são apenas um entre os muitos tipos de mamíferos, animais com o corpo coberto de pelos que amamentam os filhotes.

Em outras palavras, Lineu classificou os seres vivos em categorias progressivamente mais inclusivas, com base em semelhanças visuais internas e externas.



As espécies são as menores unidades no sistema de classificação biológica. As espécies são populações com reprodução isolada ou grupos de populações capazes de cruzar e produzir descendentes férteis.

As espécies são subdivisões de grupos maiores e mais inclusivos chamados gêneros. Os seres humanos, por exemplo, estão classificados no gênero Homo e na espécie Sapiens.

Lineu baseou seu sistema de classificação nos seguintes critérios:

1. Estrutura do corpo
2. Função do corpo
3. Sequência do crescimento do corpo

A taxonomia moderna, ciência da classificação, retém a estrutura do sistema de Lineu, mas baseia-se em outros aspectos além da estrutura do corpo, função e crescimento.

Atualmente, os cientistas também comparam a estrutura das proteínas e o material genético para construir as relações entre os seres vivos.

Essas comparações moleculares, mesmo de parasitas, bactérias e vírus, permitem que os cientistas classifiquem ou tracem as origens de doenças específicas como a SARS (síndrome respiratória aguda severa, em inglês) ou o HIV (vírus da imunodeficiência humana). A ênfase na genética em vez de na morfologia provocou a reformulação da designação taxonômica na família humana, entre outras.

Documentário: Classificação dos seres vivos - Enciclopédia Britânica


https://www.youtube.com/watch?v=t63pCUzey3E

__________________________________________________________

Glossário

primatas - grupo de mamíferos que inclui lêmures, lóris, macacos, grandes símios e humanos

mamíferos - classe de animais vertebrados que se distingue por ter o corpo coberto de pelos, temperatura auto-regulável e, nas fêmeas, glândulas mamárias que produzem leite.

espécie - menor unidade no sistema de classificação. Entre os organismos vivos, as espécies são populações ou grupos de populações capazes de cruzar e produzir descendentes férteis.

gênero (1) - No sistema de classificação de plantas e animais, um grupo da mesma espécie

taxonomia - ciência da classificação

analogias - em biologia, estruturas superficialmente similares apresentadas por diferentes organismos em virtude da função semelhante, sem compartilhar estruturas de desenvolvimento comum.

homologias - em biologia, estruturas apresentadas por dois diferentes organismos que surgem de modo similar e sofrem estágios semelhantes durante o desenvolvimento embrionário, embora possam ter funções diferentes.
__________________________________________________________

Exercícios:

(UFSC 2011) As figuras abaixo mostram o verso das cédulas de real atualmente em circulação:


Sobre a imagem de animais representados nas cédulas, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

 
 
 
 
 
 
 

http://www.infoescola.com/biologia/taxonomia/exercicios/

UEPG - Em 1735, o botânico sueco Lineu publicou o trabalho Systema naturae, no qual propôs a classificação dos seres vivos em grupos, hoje chamados táxons, que constituem uma hierarquia. As categorias taxonômicas por ele propostas ainda são mantidas até os dias atuais, com algumas poucas modificações. Sobre seu trabalho e a taxonomia atual assinale o que for correto.

01) A sequência correta para as categorias taxonômicas atualmente é: reino – classe – filo – ordem –gênero – família – espécie.
02) O critério básico da classificação de Lineu, quando ainda não havia surgido a teoria da evolução biológica, era a semelhança anatômica entre os organismos, pois as espécies eram consideradas tipos padrões e imutáveis, conceito este chamado de fixismo.
04) Em vez de serem "tipo" imutáveis, caracterizados apenas pela anatomia, as espécies são hoje classificadas segundo critérios fisiológicos, embriológicos, bioquímicos, genéticos e ecológicos, que
podem revelar mais corretamente seus parentescos naturais e evolutivos.
08) Atualmente foram acrescentados mais dois táxons às categorias taxonômicas propostas por Lineu: o filo e a família.
16) Nesse sistema de classificação havia dois grandes grupos: reino vegetal e reino animal. Dentro de cada reino eram reunidas várias classes; numa classe, várias ordens; numa ordem, vários gêneros e num gênero, várias espécies.

FGV - O sistema de classificação taxionômica ainda hoje utilizado foi elaborado por Carl von Linné 101 anos antes de Charles Darwin publicar A Origem das Espécies. Para Lineu, a invariabilidade das espécies é a
condição da ordem na natureza. Para Darwin, nossas classificações deveriam se tornar, até onde for possível adequá-las, genealogias. Já no início do atual século, o pesquisador norte-americano Kevin de Queiroz propôs que adotássemos um novo código de classificação, no qual se perderiam as categorias taxionômicas mais amplas do sistema lineano (praticamente do gênero para cima) e que fosse norteado pelas relações de proximidade evolutiva entre os seres vivos. A partir do texto, pode-se dizer que:

a) o sistema lineano de classificação não permite visualizar as relações de ancestralidade e descendência entre os seres vivos.
b) mesmo após a publicação do livro de Darwin, o sistema lineano foi mantido por esclarecer acerca das relações evolutivas entre as espécies.
c) para Darwin, a classificação taxionômica deveria ser readequada para que refletisse o grau de semelhança morfológica entre as espécies.
d) para o pesquisador Kevin de Queiroz, as espécies não têm mportância quando da construção de um sistema de classificação taxionômica.
e) Lineu antecipou, em 101 anos, os conceitos evolutivos posteriormente postulados por Darwin, conceitos estes atualmente questionados por Kevin de Queiroz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário