9 Atitudes fundamentais ao antropólogo
"Uma iniciação à música não visa formar compositores, músicos ou chefes de orquestra, mas tão-só amadores informados, capazes de escutar uma obra musical e, sobretudo, de experimentar através dela um modo de relação sensível ao mundo e a si próprios".
"(...) estes princípios constituem verdadeiras chaves para colocar melhor e melhor compreender os problemas com os quais cada um se confronta na sua vida social e profissional. Permitem redescobrir o mundo com que lidamos cotidianamente através de um olhar novo e nele perceber dimensões e aspectos que nos escapavam anteriormente".
1) Conhecer é, em primeiro lugar, conhecermo-nos
2) Considerar qualquer maneira de viver como normal e aceitável
3) Libertarmo-nos das categorias de pensamento instituídas
4) Historicizar as estruturas sociais
5) Captar a constituição simbólica do social
6) Estudar as relações
7) Destacar a especificidade das situações concretas
8) Dar conta da ação coletiva concreta na sua complexidade
9) Privilegiar o estudo do poder
"As Ciências sociais não são assunto de opiniões pessoais, mas de construção de saberes, partilháveis com outros, segundo certos princípios e certas regras que lhe atribuem o seu crédito e a sua validade. O espírito crítico é necessário, mas não consiste em reduzir o trabalho do especialista a uma simples opinião e a confrontá-la com a sua. A crítica supõe o exame profundo das fontes, dos métodos e dos argumentos dos autores. O principiante ganharia se esperasse um pouco antes de se entregar a isso com demasiada presunção"
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário