Um aspecto comum das mitologias de diferentes povos é a narrativa que explica o surgimento dos seres humanos na Terra.
O relato de criação registrado no Livro do Gênesis explica a origem do homem.
Com a mesma função, mas completamente diferente, é a crença tradicional dos nez perce, povo indígena da região leste do Oregon e Idaho, estados dos Estados Unidos
O coyote Vs wishpoosh
Para os nez perce, o ser humano foi criado pelo coyote, um trickster, habitante da terra antes dos homens. O coyote perseguiu o monstro wishpoosh, um castor gigante, por toda região, e deixou um rastro que formou o rio Columbia. Quando conseguiu capturar wishpoosh, matou-o, arrastou o corpo para a beira do rio e o cortou em pedaços. Cada parte do corpo se transformou em um dos povos que habitam a região. Os nez perce foram criados a partir da cabeça de wishpoosh, o que lhes confere grande inteligência e habilidade com cavalos.
As histórias sobre a criação representam a relação entre o ser humano e o restante do mundo natural, refletindo, às vezes, uma ligação profunda entre as pessoas, os animais e a Terra.
Na narrativa tradicional dos nez perce, os povos surgiram de partes específicas do corpo, cada uma com talento especial e relação com determinado animal.
Em comparação, a narrativa apresentada no Gênesis enfatiza a singularidade do ser humano e o conceito de tempo: a criação descrita como uma série de ações ocorridas em seis dias. O ato final da criação divina é, a partir do barro, moldar o primeiro homem, à sua própria imagem e semelhança, antes do sétimo dia, quando Ele, Deus, descansou.
Polêmica: Criacionismo X Evolucionismo?
Darwin, na verdade, não se propôs a explicar como a vida surgiu, mas como ela evoluiu. Outras hipóteses, científicas, foram formuladas acerca desse tema controverso. Assista o vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário